A Junta Diaconal ou Diaconia significa: serviço ao próximo.

A visão de diaconia conforme a Bíblia é a seguinte: Foi característica singular das primeiras comunidades cristãs o testemunho de sua fé por meio da vivência solidária (At 2.44-45; 4.32-35). Sabia a comunidade que “se um membro sofre todos sofrem com ele” (1Co 12.26).

O fundamento dessa prática solidária reside no ensinamento e na prática de Jesus Cristo. Cristo ensinou, que só é possível o amor a Deus se este amor se estende ao próximo (1Jo 4.20). Ensinou também, pela sua prática, que amar o próximo consiste numa ação que propicie dignidade humana e reintegração na sociedade (Mt. 9.35 ss). Por sua morte na cruz, Cristo assume toda a fraqueza deste mundo e sofre todo o poder de morte do mundo para, então, superá-las.
Assim sendo, a Junta Diaconal ou Diaconia, é formada por irmãos e irmãs que cuidam da beneficência, zelam pela ordem durante o culto e atos religiosos no templo ou fora dele.

Nossa Junta Diaconal ou Diaconia, é composta hoje por 14 irmãos e irmãs que servem ao Senhor Jesus. Deus seja louvado pela vida de cada um deles e por aqueles que ainda também serão.